sexta-feira, 16 de outubro de 2009

POLÍTICA E ECONOMIA

Do banco à cadeira - O atual presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meireles, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para concorrer, pelo estado de Goiás, nas próximas eleições, a cadeira de governador.

Trecho da entrevista do senador José Sarney, presidente do senado, ao jornalista Kennedy Alencar da Rede TV e Folha de São Paulo
Kennedy Alencar – Da tribuna, o senador, do PSDB, Arthur Virgilio disse que o pai dele começou junto com o pai do senhor e morreu pobre, Enquanto que V. Excia, senador José Sarney, é um homem de posses e enriqueceu, numa clara alusão, de forma ilícita. O senhor ficou rico com a política. Pois, sempre usou cargos públicos para enriquecer. Como o senhor responde a essa crítica?
Senador José Sarney - Primeiro esse critério de enriquecer eu não sei como tomaram. Eu não me considero um homem de grande riqueza. Tem uma ilha que está na família da minha mulher há noventa anos ah, ah, ah, então eu tenho uma ilha que me pertence? Não me pertence mais. Pertence aos herdeiros da minha mulher. Há 50 anos eu fundei um jornal no Maranhão e tive a competência de prosperar. Quando a televisão foi implantada, eu também entrei como todos os empresários de imprensa na área de televisão. Eu nunca tive dinheiro e não fui acusado de ter enriquecido com dinheiro público. Nunca houve uma acusação minha, os seus telespectadores sabem. Ao longo de 50 anos de vida pública, você sabe, qual foi a acusação minha em qualquer ato dessa natureza com o dinheiro público. Então, o Arthur Virgílio disse que o pai dele morreu pobre e que eu tenho dinheiro. Eu não sei por que ele morreu pobre, se ele morreu pobre. Eu não sei por que, também, ele está comparando. Essa é uma dedução dele.

Crescimento Expansão rural de mercados
Alguns analistas, do crescimento da produção no campo, prevêem que o álcool combustível vai liderar o crescimento de produção e exportação dos principais produtos agrícolas no Brasil durante os próximos dez anos. Essa previsão arrojada passa inevitavelmente pelo desmatamento da Amazônia e substituição da produção de produtos de primeira necessidade, comida, pela plantação da matéria prima “cana de açúcar”. Tem que se fazerem as contas em relação a uma matemática simples: custo/benefício. Mas, em nome de um suposto desenvolvimento, se passa por cima de tudo.

Partido Verde
Com a chegada de Micarla de Sousa ao Partido Verde (PV), tornando-se deputada e em seguida prefeita eleita de Natal, o PV ganhou notoriedade política e caminha a passos largos para se tornar uma potência política dentro do estado do RN. Só resta parabenizar à prefeita Micarla, e seus fiéis seguidores, que com competência transformou o inexpressivo Partido Verde numa referência política capaz de decidir e ganhar qualquer eleição.

Bolsa Família como definidora de eleição
Os beneficiários, que já ultrapassam os 16,5 milhões, do programa “bolsa família”, mantido pelo governo federal, possuírem um pai e uma mãe, e resolverem votar no benfeitor ou no candidato indicado por ele, serão 32 milhões de votos na dianteira do concorrente. É muito voto para ser alcançados ou ultrapassados.

Isolado – Alguns entendidos em política afirmam que o senador Garibaldi Alves Filho está isolado dentro do PMDB-RN pelo fato de não acompanhar as manobras políticas de Henrique Eduardo Alves (PMDB). Mas, segundo se comentam, Garibaldi não pretende escrever a segunda parte do “acórdão” municipal no âmbito estadual.

O povo não acredita nos políticos
Os reclames agora vêm da representação de mais de um milhão e duzentos mil assinaturas do povo contra candidaturas de políticos com problemas na justiça. Mesmo com a pequena reforma política, feita recentemente pelo congresso nacional, ter deixado está lacuna em aberto para alguns políticos pilantras representar o povão, uma ação irá tramitar, por força dessas assinaturas, no nosso combalido congresso. Em pesquisa divulgada no dia 18 de fevereiro, realizada pelo Instituto Sensus em parceria com a CNT – Confederação Nacional dos Transportes, o Congresso Nacional foi apontado como a instituição em que o povo brasileiro menos confia. A alternância de poder se faz necessário, urgentemente.

Macau – A ponte que vai ligar Macau à Ilha de Santana, diminuindo distâncias e facilitando o escoamento da produção local e pessoas rumo à região oeste do estado e outras localidades, finalmente, será concluída e entregue à população ainda deste ano.

Paraná – O Micro-empresário Geraldo Alencar Paraná será, possivelmente, candidato a deputado estadual pelo PSDC no RN se lhe for oferecida uma vaga na legenda. Paraná na eleição municipal foi candidato a vereador e obteve uma votação próxima de 500 votos, só na base da amizade e parentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário