sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DNOCS -100 ANOS

DNOCS completa 100 anos de fundação

Em 21 de outubro o DNOCS completará 100 anos de vida dedicada à sustentabilidade da região semiárida brasileira. É um século de trabalho, de pesquisas, de estudos, de execução de obras e serviços em favor desta região tão povoada, mas tão carente das ações governamentais.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, foi criado em 21 de outubro de 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas – IOCS. Em 1919 passou a denominar-se Inspectoria federal de Obras Contra as Secas - IFOCS, recebendo o nome atual em 1945. Sua área de atuação abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.
Foi o primeiro órgão do Governo Federal a estudar a problemática do semi-árido, marcando, nesse período de quase 100 anos, sua presença em todo o solo nordestino. Seu acervo de obras envolve a construção de rodovias, ferrovias, campos de pouso, aeroportos, portos, implantação de redes de energia elétrica, ações de abastecimento, açudagem, irrigação, piscicultura, entre outros. (Fonte: Ana Gabriela Duarte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário