quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Definida área para construção da UPA de São Gonçalo do Amarante

O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, acompanhou o subsecretário estadual de Saúde, João Albérico, e o representante da construtora KW ENGENHARIA em uma visita que fizeram ao município para conhecer a área onde será erguida uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O terreno destinado para a construção fica na comunidade de Regomoleiro, às margens da RN 160, que cruza toda a cidade. A prefeitura doou a área e deve entregar o espaço limpo, pleno, e com pontos provisórios de água e energia elétrica. “Essa participação da prefeitura é fundamental e, no que for de nossa responsabilidade, vamos agilizar para que não haja atrasos nas obras”, disse Jaime Calado.
O início dos trabalhos está dependendo do repasse dos recursos por parte do Ministério da Saúde. A expectativa é que nos próximos dias a verba seja liberada e a assinatura do contrato da construtora com o Estado seja efetivado. “Esperamos que a UPA de São Gonçalo e de Parnamirim estejam funcionando em março ou abril de 2010”, informou João Albérico.
A partir do início das atividades da UPA, o Ministério da Saúde destinará R$ 275 mil por mês para o seu custeio. O governo federal já autorizou recursos para a construção de outras três unidades no estado este ano. Em todo o Brasil, serão 250 novas UPAs em 2009.
As UPAs prestam assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Elas atendem demandas da população e estão integradas ao SAMU, à rede básica e ao Programa Saúde da Família. Quando chegam às unidades, os pacientes são avaliados. Eles podem ser liberados, permanecer em observação por até 24 horas ou ser removidos para um hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário